Available actions

Reader available actions

Share
 

Paróquia de São Martinho de Sintra

Description details

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/AMSNT/PSNT11

Date range

1699-10-06 Date is certain to 1808-02-26 Date is certain

Holding entity

Arquivo Municipal de Sintra

Producer

Paróquia de São Martinho de Sintra

Biography or history

A Igreja Paroquial de São Martinho de Sintra é uma circunscrição administrativa eclesiástica secular, fundada em 1147-1154, pelo Rei D. Afonso Henriques, na sequência da reconquista territorial cristã ao domínio militar islâmico, recebendo estatutos em 1283 e aprovados em 1306, confinando, até ao séc. XX, com as homólogas de São Miguel do Arrabalde, Santa Maria do Arrabalde, São João das Lampas, São João Degolado da Terrugem e Nossa Senhora da Assunção de Colares.

A Paróquia era encabeçada por um Presbítero como Prior, apresentado pelo Cardeal Patriarca de Lisboa e auferindo 300$000, com mais cinco Beneficiados auferindo cada um 120$000, em 1758, sendo os Cónegos diocesanos seus fabriqueiros e auferindo 5/6 dos seus rendimentos. Sendo a sede da Real Colegiada de São Martinho, deteve patrimonialmente as Ermidas de São Romão do Lourel e de São Mamede de Janas, recebendo o templo matriz campanhas de obras de beneficiação no reinado de D. Manuel I e logo após o terramoto de 1755 e até 1773.

Mais tarde, segundo o recenseamento paroquial de 1758, compunha-se de 309 fogos ou vizinhos com 1183 habitantes, distribuídos pelas localidades de Ribeira, Cabriz, Várzea de Cima, Várzea de Baixo, Carrascal, Morelinho, Nafarros, Luzio, Zibreira, Janas, Galamares, Casalinho, Casal da Granja de Cima, Granja de Baixo, Meiranás, Torre, Condado e quintas.

Posteriormente, em 1838, encontravam-se recenseados 356 fogos ou vizinhos com 1800 habitantes, distribuídos pelas localidades de Ribeira, Cabriz, Várzea de Cima, Meiraner, Mata do Paço, As Granjas, Várzea de Baixo, Figueirinha, Carrascal, Morelinho, Janas, Zibreira, Nafarros, Galamares, e Quintas do Casalinho, da Piedade e da Penha Verde.

Access restrictions

Comunicável

Conditions governing use

Sujeito à tabela emolumentar em vigor.

Language of the material

Português