Available actions

Reader available actions

Share
 

Francisco José Lopes Costa

Description details

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/AMSNT/FJLC

Title type

Atribuído

Date range

1926-05-28 Date is certain to 1988 Date is certain

Holding entity

Arquivo Municipal de Sintra

Producer

Francisco José Lopes Costa

Biography or history

Francisco José Lopes Costa nasceu no bairro da Estefânia decorria o ano de 1900.

Alguns estudiosos consideram-no o único escritor genuinamente sintrense pois nasceu, viveu, trabalhou e morreu em Sintra. Nas suas atividades profissionais Sintra esteve sempre no centro das suas atenções. Ao longo de 50 anos foi contabilista da Adega Regional de Colares, funcionário do município de Sintra onde chegou a ser diretor da biblioteca e Arquivo até meados da década de 70. Foi, também, vereador do pelouro de instrução e Cultura da Câmara Municipal de Sintra durante a década de 40 do século passado.

Apenas com 20 anos iniciou a sua atividade como poeta mas foi como romancista que ficou mais bem conhecido. A Garça e a Serpente foi um dos seus romances com mais sucesso, galardoado com o Prémio Literário Eça de Queirós, que haveria de chegar ao grande público através da sua adaptação para cinema.

Destacou-se no panorama cultural sintrense e integrou várias organizações que tinham como objetivo principal o estudo e a divulgação da cultura e história da região das quais destacamos o Instituto de Sintra e o Circulo de amigos de Cintra.

Francisco Costa viveu sempre em Sintra e encomendou a Raul Lino o projeto para a construção da sua casa onde permaneceu toda a sua vida.

Access restrictions

Comunicável

Conditions governing use

Sujeito à tabela emolumentar em vigor.

Language of the material

Português

Other finding aid

catálogo on-line.