Available actions

Reader available actions

Share
 

Assemblea Philarmonica de Cintra

Description details

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/AMSNT/APC

Title type

Formal

Parallel title

Assembleia Filarmónica de Sintra

Holding entity

Arquivo Municipal de Sintra

Producer

Assemblea Philarmonica de Cintra

Biography or history

A Assemblea Philarmónica de Cintra foi fundada a 9 de abril de 1851 por iniciativa de António Tomás Ferreira. Conforme se pode observar nos seus estatutos, esta associação era representada pela sua assembleia geral e composta pela antiga Sociedade Philarmónica fundada a 2 de maio de 1849 a qual se reuniu à Sociedade Philarmónica Cynthyense a 1 de outubro de 1850.

Contou com 17 sócios fundadores sendo que o número de sócios ordinários e extraordinários era indeterminado. Tinha como principal missão facultar aos seus sócios todos os divertimentos permitidos próprios de semelhantes associações com especial foco na musica. Os divertimentos praticados consistiam em reuniões de família, concertos filarmónicos, jogos de tabula e cartas. Oferecia, também, um gabinete de leitura para os periódicos literários e políticos.

Dotada de uma comissão de música com regulamento próprio e os sócios tinham direito a aulas de música ministradas pelo professor de música João Alvarez de Castanheirinho. Era, essencialmente, financiada pelas quotas pagas pelos sócios e na assembleia geral de 3 de maio de 1853 constatou-se a inviabilidade financeira para a sua existência pelo que foi dissolvida em 31 de maio de 1853.

Arrangement

Fundo constituído por 4 seções, 2 subseções e 10 séries documentais.

Other finding aid

Catálogo on-line.