Javascript is not enabled

Classification scheme

Available actions

Reader available actions

Share
 

Paróquia de São João Baptista de São João das Lampas

Description details

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/AMSNT/PRQ/PSNT10

Date range

1557-08-16 Date is uncertain to 1896-09-03 Date is uncertain

Holding entity

Arquivo Municipal de Sintra

Producer

Paróquia de São João Baptista de São João das Lampas

Biography or history

A Igreja Paroquial de São João das Lampas é uma circunscrição administrativa eclesiástica secular, fundada c. 1539-1550, distante uma légua a Norte de Sintra e a Sul de Mafra, e designando-se São João dos Porqueiros desde, pelo menos, o primeiro quartel do séc. XV até 1600.

A Paróquia era encabeçada por um Presbítero como Vigário, apresentado pelo Cardeal Patriarca de Lisboa e auferindo 6666$000, em 1758, dos Cónegos diocesanos e 1$313 da Igreja Paroquial de São Martinho de Sintra, e auxiliado por um Coadjutor auferindo um quarto daqueles rendimentos.

Integrava ainda então um Hospital de assistência social e terapêutica, auferindo um rendimento de 4$540 por disposição testamentária de manutenção predial, bem como, entre o último quartel do séc. XVIII e a primeira metade do séc. XIX, as Confrarias de São Sebastião, de Nossa Senhora da Saúde, do Santíssimo Sacramento, do Santíssimo Nome de Jesus, do Santíssimo Rosário, de Santo António, das Almas e do Divino Espírito Santo, além das Ermidas do Divino Espírito Santo, de São Miguel de Odrinhas na Barreira, de Santa Susana, de Nossa Senhora da Consolação na Assafora, de Nossa Senhora da Penha de França em Casal de Pianos, de Nossa Senhora da Esperança em Fontanelas, de Nossa Senhora do Ó na Pernigem - exprimindo assim uma inerente efervescência de actividade devocional e assistencial.

Mais tarde, segundo o recenseamento paroquial de 1758, compunha-se de 465 fogos ou vizinhos com 2081 habitantes, distribuídos pelas localidades de São João das Lampas, Bolelas, Conselho, Monterroio, Odrinhas, Barreira, São Miguel, Alvarinhos, Moreira, A-do-Longo, Almograve, Casal, Areias, Casal do Ventoso, Casal da Laje, Casal de Pero Leite de Além, Pero Leite, Casal da Corredoura, Cabeça, Mouxeira, Serrados, Arneiro da Reganha, Seixal, Palheiros, Charneca, Casal do Zambujal, Assafora, Cortesia, Catrivana, Samarra, Coval, Casal de Pianos, Tojeira, Moncerabia, Magoito, Bolembre, Arneiro de Marinheiros, Casal de A-dos-Eis, Quinta da Regateira, Fontanelas, Gouveia, Pernigem, Casal da Carrecaria, Casal da Junqueira, Casal de Aldeia Galega, Chilreira, Codiceira, Alfaquiques, Rudicães, Sacário.

Posteriormente, em 1838, encontravam-se recenseados 715 fogos ou vizinhos com 3300 habitantes, distribuídos pelas localidades de São João das Lampas, Bolelas, Monte Arroio, Odrinhas, Barreira, Alvarinhos, Amoreira, Almagreira, areias, Alfaquiques, Jacaré, Pero Leite, Cabeça, Tojal, Mouxeira, Areeiro da Arreganha, Seixal, A-dos-Palheiros, Assafora, Cortesia, Catribana, Arneiro dos Marinheiros, Casal de Pianos, Tojeira, Magoito, Bolembre, Fontanelas, Gouveia, Pernigem, Aldeia Galega, Chilreira e Codiceira.

Access restrictions

Comunicável

Conditions governing use

Sujeito à tabela emolumentar em vigor.

Language of the material

Português