Escola Primária Superior de Sintra.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Primária Superior de Sintra.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AMSNT/CMSNT-EPSS

Tipo de título

Formal

Título

Escola Primária Superior de Sintra.

Datas de produção

1920-06-26  a  1926-11-26 

Extensões

71 Folhas
1 Capa

História administrativa/biográfica/familiar

O ensino primário superior foi criado em 1911, mas só começou a funcionar no ano letivo de 1919-1920, ano em que a Escola Superior de Sintra iniciou, também, a sua atividade, designadamente em janeiro de 1920. Para a sua abertura não foi alheio o esforço do executivo da Câmara Municipal de Sintra que considerava esta oferta educativa “um melhoramento da mais flagrante e imperiosa necessidade para os povos do concelho de Sintra” (Atas da Câmara Municipal de Sintra, sessão de 20/08/1919). Com efeito, este ensino oferecia imensas possibilidades de integração profissional. Aos alunos diplomados por estas escolas era dada preferência de seleção e recrutamento em diversas entidades públicas tais como fábricas, oficinas e arsenais. “Em 20 de novembro de 1919 a Câmara Municipal de Sintra constituiu uma comissão composta por Consiglieri Pedroso, João António Carretas, António Duarte da Silva e Sousa e José Rodrigues Boléo, para que diligenciasse junto ao Ministro da Instrução a transformação da escola primária “Domingos José de Morais” em Escola Primária Superior […]” . A escola primária superior de Sintra funcionou durante 4 anos, até 1924, quando António Sérgio, ministro da instrução pública, decretou o encerramento de todas as Escolas Primárias Superiores.

História custodial e arquivística

Desconhecida.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Desconhecida.

Sistema de organização

A informação encontra-se organizada em 8 séries seguindo o critério funcional de um estabelecimento de ensino desde a seleção à avaliação de aprendizagens dos alunos.

Instrumentos de pesquisa

Catálogo on-line.

Notas de publicação

Referência bibliográficaSANTOS, Hermínio F. – Instituições de Sintra. Abordagem sobre instituições extintas. Sintra : Comissão de Festas da Vila Velha, 2017, p.159.