José Alfredo da Costa Azevedo

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

José Alfredo da Costa Azevedo

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AMSNT/JACA

Título

José Alfredo da Costa Azevedo

Datas de produção

1930-06-07  a  2002-06-29 

Dimensão e suporte

34 Cx.; papel

Extensões

567 Folhas

Entidade detentora

Arquivo Municipal de Sintra

História administrativa/biográfica/familiar

José Alfredo da Costa Azevedo nasceu em Sintra, em 8 de Dezembro de 1907 no edifício da atual pastelaria Piriquita.Muito cedo iniciou-se na pintura e no desenho, produzindo proficuamente em óleo, aguarela e carvão.Mencionar o nome do historiógrafo sintrense José Alfredo da Costa Azevedo é constatar que era um homem de Sintra, que, amou a sua terra, a ela devotou todas as energias de estudioso sensível e de homem comprometido com ideais. José Alfredo era o homem, o intelectual, o artista, o político e o resistente. Foi igualmente maçon, a partir de 1929, na Loja Luz do Sol, Grande Oriente Lusitano Unido.No início dos anos 30 que inicia a sua colaboração no Jornal de Sintra, com artigos de índole cultural e também de intervenção cívica. Após o 25 de Abril de 1974, precisamente a 14 de Junho foi aclamado como presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Sintra. Demitiu-se em Fevereiro de1976.Afastado da política ativa, dedica-se então ao de jornalismo histórico-cultural e é no Palácio Valenças, nos anos oitenta, sede da Biblioteca Municipal e do Arquivo Histórico de Sintra, (Serviços culturais), que reuniu a documentação com que compunha depois as suas crónicas. Nelas, o património natural da grande Serra, das fontes refrescantes, dos palacetes e quintas, das suas igrejas, dos núcleos de arquitetura saloia, de tudo isso falou José Alfredo, extasiado com essa comunhão ímpar entre o meio ambiente e a clara realidade dos agregados urbanos (Vila Velha e Estefânia) caracterizados por quase nove séculos de história humana. Estas crónicas, hoje publicadas, são uma constante de informação para qualquer estudioso de Sintra.Foi verdadeiro agente cultural. Por isso, foi galardoado em 1980 com a Medalha de Ouro do Concelho e, até ao seu falecimento, em 3 de dezembro de 1991, aos oitenta e três anos intensamente vividos, continuou a pugnar pela dignificação de Sintra, pela sua salvaguarda, pelo conhecimento cultural do seu espaço. Foi novamente galardoado em 2002.

História custodial e arquivística

Em 29 de Janeiro de 1997, na sequência do falecimento do escritor José Alfredo da Costa Azevedo, a sua viúva, Sr.ª D. Maria de Lurdes Duarte Torres Azevedo, executando anterior vontade do marido, legou, por seu testamento, à Câmara Municipal de Sintra, na posse e à guarda do Arquivo Histórico 114 peças, entre esboços, desenhos, aguarelas, óleos, gravuras, medalhas, moedas, certificados, uma caneta e uma caderneta militar.Deu também entrada documentação diversa.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação.

Âmbito e conteúdo

Além de esboços, desenhos, aguarelas, óleos, gravuras, medalhas, moedas, certificados, maçónicos, uma caneta e uma caderneta militar, existe correspondência particular, expedida e recebida; documentação económica e documentação de divulgação publicitária.

Condições de acesso

Comunicável.

Condições de reprodução

Sujeito à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português